Terapia Ocupacional

É o tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.

Sobre Terapia Ocupacional

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, preceptivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde. As atividades selecionadas são-no de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas e refletem os fatores ambientais que orientam a vida do indivíduo.

(Decreto – Lei n.º 564/99, de 21 de Dezembro- art.º 5). A intervenção ocorre através do brincar orientado (no caso das crianças) e/ou de atividades criteriosamente selecionadas, de acordo com as motivações e interesses do indivíduo, associando estratégias e técnicas específicas de intervenção.

Qual o público-alvo?